quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Cadê os debates?




Alguém mais reparou que esse ano não tivemos debates entre os candidatos a prefeitos do Rio?

Pois é.
Todo ano de eleição há debates politicos sediados nas emissoras de televisão que permitem os eleitores terem mais informações sobre o seu candidato. O debate permite a exposição de idéias e a discussão entre os próprios candidatos sobre suas plataformas. Assisti-los discursando, discutindo, opinando é de grande importância para nossa democracia. Principalmente para muitos eleitores que tem essas informações apenas pela televisão.
Há uma tal lei do TRE, que diz que para um debate politico ocorrer na TV todos os candidatos devem ser chamados. Porém, esse ano temos 10 candidatos a prefeito no Rio de Janeiro e, como a Rede Globo acredita que mais de 5 candidatos em um debate não vale a pena, tentou-se um acordo para que apenas os com grande intenção de voto participassem, que não deu certo.

O candidato Paulo Ramos (PDT) não topou, e não assinou o acordo:
"Me acusam, por aí, de estar atrapalhando o processo democrático, de dificultar as campanhas, mas a verdade é que quem atrapalha o processo democrático são os grandes grupos de mídia, aliados aos institutos de pesquisa. São eles que já escolheram pelo eleitor os seus candidatos. A realização de um debate com as regras que estavam lá não passaria de uma grande encenação para beneficiar esses candidatos que já têm sua vitória assegurada pelos institutos de pesquisa. Como é que eu poderia concordar com isso?"


Aí ele tocou numa situação delicada. E verdadeira.
Até que ponto esses debates não são manipulados? Até que ponto as emissoras não elegem quem querem? e aí, não seria bom essa falta de debate na TV?

E até que ponto essa "sentença" de não ter debate não é uma decisão das emissoras?

Fonte: uol eleições

P.S. Assistam os vídeos aí de baixo!

2 comentários:

Cacá disse...

Acho que deveria ser permitido debate com menos candidatos. Porque não fazem 5 e depois mais 5 por exemplo? 10 de uma vez não dá para todos falarem! Mas acho importante ter!
Beijos e parabéns pelo blog!
Mamãe

Anônimo disse...

O fato é que um debate com 10 candidatos é bem difícil de ser realizado... E acho que o Palo Ramos fez certo em não concordar com um debate entre os que tinham maior intenção de voto, isso prejudica quem ainda tá em campanha. Não são poucos os casos de grandes viradas em eleições, então não adianta excluir candidatos.

Novo blog hein!
Beijos!